O que é um FLASH


Um flash de tatuagem é um design de tatuagem estereotipado, impresso ou desenhado em papel ou papéis especiais, e pode ser considerado uma espécie de "design industrial" (a ser usado como matriz para produção). Geralmente, é exibido nas paredes de estúdios de tatuagem e em pastas, para dar idéias aos clientes para suas tatuagens em suas visitas. A maioria dos flashes de tatuagem tradicional foi projetado para tatuagem rápida e ser usado em "lojas de rua" - lojas de tatuagens que lidam com um grande volume de tatuagens genéricas para clientes ambulantes.


O flash pode ser desenhado para uso pessoal do tatuador, para exibição e usado em seu próprio estúdio, ou comercializado e vendido entre outros tatuadores. O flash desenhado a mão pelos artistas locais, foram em grande parte substituídos por "artistas flash" que reproduziram impressões de flashes protegidos por direitos autorais e os venderam em convenções ou através da Internet. Em 2000, a maioria dos estúdios de tatuagens tornaram-se lojas personalizadas com o flash servindo como referência mais para idéias. A maioria dos projetos são criados pelo artista de tatuagem a partir de uma idéia trazida pelo cliente. Não há tamanho padrão para flash de tatuagem, mas é mais comum em impressões de 11x14 polegadas na América do Norte e no tamanho de papel A3 na Europa. O flash de tatuagem pode ou não vir com um contorno, também conhecido como "linework", esse esquema geralmente é impresso em uma folha separada. Isso é conveniente para o artista de tatuagem, que de outra forma teria que desenhar o trabalho de linha para si.


Fontes: 
Steele, Valerie (2010). The Berg Companion to Fashion. Oxford, UK: Berg Publishers Vail, David J.; Sanders, Clinton (2008). Customizing the Body: The Art and Culture of Tattooing. Philadelphia: Temple University Press. Informação por Don Chuck, Traduzido e adaptado por Tommy Trevizor.


"Você sabe porque nós chamamos os desenhos de tattoo flash?" Porque antigamente, isso era considerado a arte das ruas, arte do outro lado dos trilhos (antigamente em algumas cidades, um trilho de trem era o que divida os ricos dos pobres, leia-se periferia.)


Tatuadores montavam suas lojas em áreas difíceis, entre barbearias, bares, lugares barra pesada naquela época, você nunca saberia quando uma briga estaria prestes a começar. Então tatuadores agrupavam seus desenhos e os penduravam nas paredes, fixavam com tachas, pregos ou ganchos. Se a encrenca começasse, eles poderiam rapidamente recolher seus desenhos e sair pela porta como um "flash", por isso o termo "tattoo flash".


Walter Moskovitz, filho de Willie Moskowitz, como disse à Cliff White em S&W Tattoo.
Fonte: Cliff White, Flash From The Bowery Tattoo Book, 2011
Traduzido e adaptado por Tommy Trevizor

fotos:
01 - Willie Moskovitz - 1946 - Bowery, NYC.; 02 - Walter e seu irmão (e companheiro de trabalho) Stanley, 1950s; 03 - Tatuador Mildred Hull, Phil Duane e outros em frente de um Tattoo Shop e seus tattoo flashes em Bowery